quarta-feira, 8 de junho de 2011

ÁUDIO PROFISSIONAL: A Importância da Qualidade dos Equipamentos de Som

Equipamentos de áudio profissional são importantes para fazer um evento de sucesso com som de qualidade. Afinal, não há nada mais inconveniente do que aquele famoso som “caixa de abelha” onde as pessoas não conseguem escutar com nitidez a música e/ou voz vindos dos aparelhos de áudio.


O áudio profissional serve então para lugares que necessitam de uma propagação maior e melhor do som, já que podem trazer resultados melhores de potencia e um som mais agradável para as pessoas que estejam no ambiente.

Importante dizer que os equipamentos de áudio profissional podem ser utilizados nos mais diversos ambientes, tais como: igrejas, congressos, auditórios, boates, shows, rodeios, salas de aula, emissoras de TV, emissoras de rádio, bares, restaurantes, entre outras opções de eventos que necessitem de um som mais completo e mais eficiente.

Portanto, o áudio profissional serve para otimizar o som em lugares abertos ou fechados, em diversas situações e com resultados melhores para voz ou música. É comum em ambientes abertos, por exemplo, que pessoas reclamem de um som chiado ou com um leve zumbido, isso é resultado da escolha errada de equipamentos de áudio que resolvam estes problemas. É comprovado pela ciência que o som mal propagado irrita o cérebro humano dando uma sensação de incomodo e irritabilidade extrema. Assim, como uma criança ao ouvir um ruído leva as mãos ao ouvido ou chora, o adulto não reage bem ao som estridente e mal propagado, é comum inclusive a reclamação de dores de cabeça após exposição a este tipo de “barulho”.

Para montar conseguir um áudio profissional de qualidade é preciso buscar pelos melhores amplificadores de potência, mesas de áudio, mesas amplificadas, mixer (para DJ), equalizadores, crossovers, câmaras de eco, alto falantes, tweeters, entre outros equipamentos. Para isso, basta encontrar quais produtos são mais importantes para sua realidade, qual seu tipo de ambiente e saber optar pelas melhores marcas e de maior credibilidade e aceitação no mercado.

Cabos RCA – O que são?



Os cabos RCA são cabos utilizados na conexão de diversos aparelhos, como computadores, televisões, DVDs e até mesmo no som de carros. Ele é usado em diversas freqüências, das mais baixas às mais altas. Estes cabos possuem um pino e são conectados aos aparelhos. Normalmente, eles possuem três pinos coloridos, cada um de uma cor (vermelho, branco e amarelo), mas há versões com apen as dois pinos e apenas indicação das cores.

Os cabos RCA também são chamados de “banana” ou “cinch”. Eles são cabos blindados com uma malha externa aterrada. O conector macho também é soldado à malha, blindando o cabo, o que colabora para o mínimo de interferências. Ao plugar o conector macho, o sinal entra em contato com a parte fêmea e o aparelho começa a reproduzir imagem e som.

Os cabos RCA se tornaram padrão nos aparelhos do mundo todo e teve uma cartela de cores definidas para facilitar a conexão entre os eletroeletrônicos. Por isso, aparelhos e cabos possuem as mesmas cores e é só observá-las para instalá-los corretamente, sem ajuda de técnicos ou pessoas especializadas. Por exemplo, o conector amarelo é para vídeo analógico, o vermelho para o canal direito de som estéreo e o branco para o canal esquerdo de som estéreo, ou mono, se for o caso. Ao todo a tabela possui mais de 15 cores e funções.

O nome RCA é uma sigla para Radio Corporation of America, referente a empresa que introduziu estes cabos para uso. No começo, na década de 40, eles foram utilizados para conectar tocadores mono em amplificadores. Ele também era chamado de “phono”, que vem de phonographic (fonográfico), já que os cabos eram utilizados para conectar o tocador de discos em um rádio para amplificar o som.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Crossover automotivo – qual sua função?



O crossover é um acessório utilizado no som automotivo utilizado para dividir as freqüências do som, fazendo com que cada frequência seja encaminhada ao alto-falante correto, ocasionando um som limpo, potente e de extrema qualidade. Ou seja, o crossover faz com que o grave vá direto para o subwoofer, os médios para o mid-ranger (ou mid, como também é chamado) e os agudos para o tweeter. O crossover funciona como uma espécie de filtro do som do carro, fazendo com que as freqüências certas cheguem aos alto-falantes certos.

Os modelos de crossover automotivos possuem variados números de entradas e saídas, o que confere rápida resposta de freqüência plana. No mercado, há também crossover desenvolvidos para rejeitar baixas freqüências que não são reconhecidas pelo subwoofer, o que dará mais durabilidade e eficiência ao acessório.

A maioria dos crossovers do mercado é paramétrica, permitindo que diversos sistemas diferentes possam ser calibrados e divididos. Os crossovers possuem input e output. O input é a entrada do sinal do aparelho de som. O output é a saída para as vias do alto-falante. Se seu carro, por exemplo, possui módulo para tocar subwoofer, você vai conectá-lo na saída do subwoofer do crossover.

Há ainda modelos de crossover que possuem a função flat. Esta função é utilizada para fazer com que mais de um carro toque a mesma música, ao mesmo tempo, em sincronia. Normalmente, esta função é utilizada por equipes que realizam festas com som automotivo e possuem vários carros, responsáveis pela animação da festa.

Para equalizar o som do carro, colocar uma freqüência estabelecida é relativo. A freqüência varia conforme os alto-falantes e módulos de potência que você possui. Por isso, é necessário observar as especificações e equalizar o crossover o mais perto possível delas.