quarta-feira, 8 de junho de 2011

Cabos RCA – O que são?



Os cabos RCA são cabos utilizados na conexão de diversos aparelhos, como computadores, televisões, DVDs e até mesmo no som de carros. Ele é usado em diversas freqüências, das mais baixas às mais altas. Estes cabos possuem um pino e são conectados aos aparelhos. Normalmente, eles possuem três pinos coloridos, cada um de uma cor (vermelho, branco e amarelo), mas há versões com apen as dois pinos e apenas indicação das cores.

Os cabos RCA também são chamados de “banana” ou “cinch”. Eles são cabos blindados com uma malha externa aterrada. O conector macho também é soldado à malha, blindando o cabo, o que colabora para o mínimo de interferências. Ao plugar o conector macho, o sinal entra em contato com a parte fêmea e o aparelho começa a reproduzir imagem e som.

Os cabos RCA se tornaram padrão nos aparelhos do mundo todo e teve uma cartela de cores definidas para facilitar a conexão entre os eletroeletrônicos. Por isso, aparelhos e cabos possuem as mesmas cores e é só observá-las para instalá-los corretamente, sem ajuda de técnicos ou pessoas especializadas. Por exemplo, o conector amarelo é para vídeo analógico, o vermelho para o canal direito de som estéreo e o branco para o canal esquerdo de som estéreo, ou mono, se for o caso. Ao todo a tabela possui mais de 15 cores e funções.

O nome RCA é uma sigla para Radio Corporation of America, referente a empresa que introduziu estes cabos para uso. No começo, na década de 40, eles foram utilizados para conectar tocadores mono em amplificadores. Ele também era chamado de “phono”, que vem de phonographic (fonográfico), já que os cabos eram utilizados para conectar o tocador de discos em um rádio para amplificar o som.

Nenhum comentário:

Postar um comentário