quarta-feira, 1 de junho de 2011

Crossover automotivo – qual sua função?



O crossover é um acessório utilizado no som automotivo utilizado para dividir as freqüências do som, fazendo com que cada frequência seja encaminhada ao alto-falante correto, ocasionando um som limpo, potente e de extrema qualidade. Ou seja, o crossover faz com que o grave vá direto para o subwoofer, os médios para o mid-ranger (ou mid, como também é chamado) e os agudos para o tweeter. O crossover funciona como uma espécie de filtro do som do carro, fazendo com que as freqüências certas cheguem aos alto-falantes certos.

Os modelos de crossover automotivos possuem variados números de entradas e saídas, o que confere rápida resposta de freqüência plana. No mercado, há também crossover desenvolvidos para rejeitar baixas freqüências que não são reconhecidas pelo subwoofer, o que dará mais durabilidade e eficiência ao acessório.

A maioria dos crossovers do mercado é paramétrica, permitindo que diversos sistemas diferentes possam ser calibrados e divididos. Os crossovers possuem input e output. O input é a entrada do sinal do aparelho de som. O output é a saída para as vias do alto-falante. Se seu carro, por exemplo, possui módulo para tocar subwoofer, você vai conectá-lo na saída do subwoofer do crossover.

Há ainda modelos de crossover que possuem a função flat. Esta função é utilizada para fazer com que mais de um carro toque a mesma música, ao mesmo tempo, em sincronia. Normalmente, esta função é utilizada por equipes que realizam festas com som automotivo e possuem vários carros, responsáveis pela animação da festa.

Para equalizar o som do carro, colocar uma freqüência estabelecida é relativo. A freqüência varia conforme os alto-falantes e módulos de potência que você possui. Por isso, é necessário observar as especificações e equalizar o crossover o mais perto possível delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário